• Com limão News
  • Posts
  • #06 · Um bom design é...? Os princípios para um bom projeto

#06 · Um bom design é...? Os princípios para um bom projeto

Nesta edição, a Com limão News traz uma ótica sobre design e para onde a nossa sociedade está caminhando.

Por Victor Vasques · 26 de setembro de 2024

Olá! 🤔 A edição nº 06 é um balanço sobre os últimos 20 anos de design. Pelo menos para mim…

Em 2024 completo 20 anos de carreira e o Com limão completa 18 anos de existência. Neste curto período da existência humana, muita coisa mudou nesta indústria vital (quem pegou a referência está próximo da minha idade). Mas o design mudou tanto assim neste período? É resposta é curta e direta: Sim!

Foi neste período que passamos por uma revolução digital. O encontro da última geração a nascer sem computador vs. a primeira geração a não conhecer o mundo sem um computador. Isso refletiu na profissão. Se no início da minha carreira a discussão era quem iria (ou não) para o digital; hoje a discussão é "quem é você no digital”.

Pergunte para um designer sobre o seu portfólio e ele virá com link do Instagram, Behance, Dribbble, LinkedIn e por aí vai. Lembro quando me candidatei a uma vaga de designer no UOL (e foi o início de uma boa passagem) e levei meu portfólio IMPRESSO! Mas não foi só isso que mudou e você verá algumas coisas nesta Com limão News.

Dito isso, nesta edição você verá:

  • Os 10 princípios de um bom Design, segundo Dieter Rams

  • 3 ferramentas de IA para impulsionar a criatividade

  • Nexus: O novo livro de Yuval Harari

  • Ouça o podcast sobre o que é o Sistema B

  • Limão na Rodinha: Links para além do design e inovação

Destaque da Quinzena

Novidades e curiosidades com comentários (exclusivos) da equipe da Com limão News.

O design faz uma contribuição importante para a preservação do meio ambiente.

9º principio de um bom Design, segundo Dieter Rams

Antes de seguirmos em frente, precisamos entender quem é Dieter Rams. Designer industrial alemão, hoje com 92 anos, Rams foi responsável por diversos projetos da Braun, inicialmente uma subsidiária da Gillete Company e, com a compra em 2005, uma marca da Procter & Gamble (P&G). Mas a Braun do período de Rams (1961 a 1995) era bem diferente.

Na época, Rams desenvolveu rádios, cafeteiras, projetores e diversos outros aparelhos eletrônicos. Influente no cenário mundial do Design, Rams está associado ao conceito do “menos é mais”, ou seja, um estilo mais clean e minimalista. Por essas e outras, Dieter Rams é a influência de designers famosos, como Jonathan Ive, britânico anteriormente responsável pelo departamento de Design da Apple. Na década de 70, Rams introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável e os dez princípios para um bom design, conceitos que podemos extrapolar o campo do design e levar para inúmeros cenários quando estamos trabalhando em projetos:

  1. Um bom Design é inovador: As possibilidades de inovação não estão, de modo algum, esgotadas. O desenvolvimento tecnológico está sempre oferecendo novas oportunidades para projetos inovadores. Mas o Design inovador sempre se desenvolve em conjunto com tecnologia inovadora e nunca pode ser um fim em si mesmo.

  2. Um bom Design torna um produto útil: Um produto é comprado para ser usado. Ele tem que satisfazer certos critérios, não apenas funcionais, mas também psicológicos e estéticos. Um bom Design enfatiza a utilidade de um produto, ao mesmo tempo que desconsidera qualquer coisa que possa prejudicá-lo.

  3. Um bom Design é estético: A qualidade estética de um produto é essencial para sua utilidade, porque os produtos que usamos todos os dias afetam nossa pessoa e nosso bem-estar. Mas apenas objetos bem executados podem ser bonitos.

  4. Um bom Design torna o produto compreensível: Ele esclarece a estrutura do produto. Melhor ainda, pode fazer o produto falar. Na melhor das hipóteses, é auto-explicativo.

  5. Um bom Design é discreto: Produtos que cumprem uma finalidade são como ferramentas. Eles não são objetos decorativos, nem obras de arte. Seu design deve, portanto, ser neutro e restrito, para deixar espaço para a auto-expressão do usuário.

  6. Um bom Design é honesto: Não torna um produto mais inovador, poderoso ou valioso do que realmente é. Não tenta manipular o consumidor com promessas que não podem ser mantidas.

  7. Um bom Design é de longa duração: Evita estar na moda e, portanto, nunca parece antiquado. Ao contrário do design da moda, dura muitos anos – mesmo na sociedade descartável de hoje.

  8. Um bom design é completo até o último detalhe: Nada deve ser arbitrário ou deixado ao acaso. Cuidado e precisão no processo de design mostram respeito ao usuário.

  9. Um bom Design é ambientalmente amigável: Design faz uma contribuição importante para a preservação do meio ambiente. Conserva recursos e minimiza a poluição física e visual ao longo do ciclo de vida do produto.

  10. Um bom Design é mínimo: Menos, mas melhor – porque se concentra nos aspectos essenciais, e os produtos não são sobrecarregados com itens não essenciais. De volta à pureza, de volta à simplicidade.

Narrativas do Amanhã

Links para conteúdos que devem impactar o nosso futuro.

No início do mês dei uma palestra no NFT Brasil 2024 sobre o nosso mercado criativo. Em conjunto com a Shutterstock, “3D Generativo e o Futuro da Criatividade" apresentou o futuro, o presente e os impactos da inteligência generativa. Inspirado nesta discussão, nesta edição trago alguns links que envolvem IA e criação.

Indicações Refrescantes

A nossa seção onde o convidado da Com limão News indica livros, filmes, séries e muito mais.

Nos últimos 100 mil anos, nós acumulamos um imenso poder. No entanto, mesmo com todas as nossas descobertas e conquistas, estamos diante de uma crise sem precedentes, com um colapso ambiental iminente e desinformação correndo solta. A chegada da era da inteligência artificial também representa um perigo para nós. Afinal, por que somos tão autodestrutivos apesar de tudo o que conquistamos?

É com essa premissa que se inicia o livro “Nexus: Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à inteligência artificial”, do historiador e best seller Yuval Harari. Lançado no início do mês em diversos idiomas simultaneamente (entre eles a versão em português do Brasil), o livro traz uma reflexão para onde estamos caminhando e a nossa relação com as novas tecnologias.

E, vale dizer, com este lançamento, não tinha como ter outra indicação se não esta. Autor de “Sapiens: Uma breve história da humanidade” e “21 lições para o século 21”, Harari é um dos grandes pensadores da atualidade.

Indicado por:
Victor Vasques
editor do Com limão

Autor:
Yuval Noah Harari
Editora:
Companhia das Letras

Data de lançamento:
10 de setembro de 2024

Limão na Rodinha

Conteúdos que você não pode perder para ser interessante na rodinha de amigos.