- Com limão News
- Posts
- #04 · Guerra e longevidade: Esta edição é apenas para +18 anos
#04 · Guerra e longevidade: Esta edição é apenas para +18 anos
Nesta edição, a Com limão News traz o universo de Fallout, a volta ao trabalho remoto, umas verdades sobre o mercado de IA e muito mais!
Por Victor Vasques · 18 de abril de 2024
Olá! ⛔ A edição nº 04 é apenas para +18 anos!
Começando pela violência e crítica explícita de Fallout (seja a série ou os jogos), passando pela discussão sobre longevidade — no podcast nº 125 do InovaSocial, até chegar às verdades nuas e cruas sobre o mercado de IA e o trabalho remoto, esta é uma edição para adultos. Tirem as crianças da sala, porque a edição fala verdades para as quais os jovens ouvidos (ou seriam olhos?) podem não estar preparados. Dito isso, nesta edição você verá:
Fallout: O universo onde a guerra nunca muda chega ao Prime Video;
O portfólio do ilustrador cearense PH Freitas;
O novo Adobe Express com inteligência artificial integrada;
Ouça o podcast sobre longevidade e qualidade de vida na 3ª idade;
A volta ao trabalho remoto, materiais sustentáveis, o Ray-Ban Meta AI e o potencial dos games na criatividade das crianças;
Enviesados: Psicologia e vieses cognitivos no design;
Humane AI Pin: A primeira grande piada do mercado de IAs.
Destaque da Quinzena
Novidades e curiosidades com comentários (exclusivos) da equipe da Com limão News.
War… War never changes
☢️ O ano é 2077 e as bombas nucleares começam a ser lançadas. O caos por trás da Grande Guerra é apenas um coadjuvante para o ponto mais importante do enredo complexo de Fallout: Uma crítica ácida sobre a nossa sociedade contemporânea, incluindo o capitalismo exacerbado, a desigualdade social, o fim dos recursos naturais e quem realmente somos na hora do desespero.
A série, lançada no último dia 10 de abril pelo Amazon Prime Video, é apenas um fragmento de um universo que reúne dez jogos, mais de 25 anos de existência e muita influência da cultura americana da década de 50.
Criado pelo designer Tim Cain (Fallout e Fallout 2) e herdado pelo também designer Todd Howard (Fallout 3, Fallout 4, Fallout 76 e Fallout Shelter), o universo de Fallout reúne discussões que vão além do ambiente pós-apocalíptico, trazendo para o foco o envolvimento das grandes corporações nas decisões de quem vive na proteção das vaults – abrigos subterrâneos –, e os que precisam sobreviver à radiação do "mundo de fora".
A série mostra um pouco de tudo deste universo, além de trazer cenas de ação (vale lembrar, é uma série +18 anos, então algumas cenas são explícitas) e o humor ácido – algo já tradicional nos jogos, como o GIF acima. Qual a minha nota para a série? 5 limões! Jonathan Nolan fez uma limonada radioativa que merece cada minuto da sua atenção. Vale a pena assistir.
🎧 Para quem gosta de jazz, a trilha sonora da série (e dos jogos) traz uma coletânea incrível, com nomes como Nat King Cole, The Ink Spots, entre outros.
Quantos limões fazem uma limonada?
Quer ganhar presentes exclusivos indicando família e amigos para a comunidade da nossa newsletter?
Você tem atualmente 0 indicações, e faltam apenas 3 para receber as recompensas nível 🍋.
Ou copie e cole este link para seus amigos: https://news.comlimao.com/subscribe?ref=PLACEHOLDER
3 indicações | 5 indicações | + indicações |
Criatividade ácida
Um portfólio criativo selecionado pela equipe da Com limão News.
PH Freitas é um ilustrador 2D conhecido por suas simpáticas artes com estilo colorido e traçado único. Com trabalhos inspirados na cultura pop, entre eles personagens de séries e games, o trabalho desde artista cearense merce toda atenção de quem curte este estilo com uma pitada brasileira · Veja mais aqui
Exclusivo Com limão News
Você vê primeiro aqui! O Exclusivo Com limão News traz novidades em primeira mão.
A Adobe lançou nesta quinta-feira (18) a atualização do aplicativo móvel Adobe Express para todos os usuários. A grande novidade é que agora o aplicativo vem com a IA generativa do Adobe Firefly incorporada.
Além disso, a nova versão traz ainda novos recursos de edição que tornam ainda mais rápido e fácil o processo de criação de conteúdo, entre eles:
Vídeo: É possível combinar modelos disponíveis em clipes de vídeo, imagens e música, além de adicionar animações e gerar legendas em tempo real, altamente precisas, editáveis e personalizáveis em mais de 100 idiomas para qualquer vídeo - instantaneamente. A linha do tempo de vídeo, o controle de tempo de camadas e os recursos para vídeo em 4K tornam simples a criação de vídeos para redes sociais.
Texto para imagem: É possível gerar instantaneamente uma imagem por meio da IA generativa, para inserir em um vídeo ou conteúdo estático.
Preenchimento generativo: Permite inserir, remover ou substituir pessoas e objetos com apenas um comando, tornando rápido e fácil alcançar edições anteriormente consideradas inatingíveis pelo celular.
Efeitos de texto: Possibilita a criação de mensagens atrativas com estilos de texto distintos usando IA generativa.
Modelos de texto: Permite a criação de modelos exclusivos e totalmente editáveis com um simples prompt para várias saídas, como postagens em redes sociais, panfletos, cartazes e muito mais. Há também recursos da coleção da Adobe, incluindo as melhores fontes, fotos do Adobe Stock, imagens geradas ou imagens próprias do usuário.
Agendamento de conteúdo: Direto do aplicativo é possível planejar, visualizar, agendar e publicar em apenas alguns cliques posts para redes sociais.
Ações rápidas: Possibilita a edição com um clique para tarefas de foto e vídeo como remover fundo, redimensionar, converter em GIF e gerar código QR.
O novo aplicativo móvel Adobe Express está disponível gratuitamente em dispositivos Android e iOS · Acesse aqui a plataforma.
Narrativas do Amanhã
Links para conteúdos que devem impactar o nosso futuro.
Indicações Refrescantes
A nossa seção onde o convidado da Com limão News indica livros, filmes, séries e muito mais.
E se pudéssemos tomar decisões pelas pessoas que usam os produtos e serviços que criamos? É assim que Rian Dutra inicia a apresentação do seu livro “Enviesados: Psicologia e vieses cognitivos no design para criar produtos e serviços que ajudam usuários a tomarem melhores decisões” (o nome é grande, mas o livro é tão divertido, que você nem percebe as 196 páginas passarem). Especialista em psicologia aplicada ao design de experiência, Dutra usa o mesmo bom humor que adota nas redes sociais (só no TikTok são quase 100 mil seguidores) para explicar como podemos melhorar as interações com usuários, baseado em vieses cognitivos. Com exemplos visuais, práticos e atuais, o livro é ideal para quem trabalha com design, mas também ajuda profissionais que atuam no marketing e, até mesmo, criadores de conteúdo. Vale a pena a leitura! Disponível na Amazon | Compre aqui | Indicado por: Editora: |
Olá, Astra! As novidades no universo da inteligência artificial
Nesta seção, traremos algumas novidades sobre o universo da inteligência artificial. “Olá, Astra!” é uma brincadeira com a nossa personagem de IA, utilizada para produzir a primeira entrevista em áudio com uma inteligência artificial, no podcast do InovaSocial. (ouça aqui)
O pior produto que já testei... por enquanto
O Humane AI Pin tinha tudo para ser um produto inovador, mas virou a grande piada da Era das IAs. Quando o youtuber de tecnologia Marques Brownlee (atual queridinho do mundo tech e com mais de 18 milhões de seguidores só na plataforma de vídeo) afirmou ser o pior produto que já testou, ele não estava sozinho nas críticas.
A Wired afirmou que "este produto precisa, urgentemente, de uma versão 2.0". Já o Engadget chamou o Humane AI Pin de "solução para nenhum dos problemas da tecnologia" e o The Verge afirmou que o produto "não chega nem perto do prometido".
Entre tantos problemas, o Humane AI Pin superaquece, não entende as interações via voz e ignora os gestos de "pinça" com os dedos. Mas por que toda esta frustração com um produto de uma pequena empresa – que anunciou cortes de 4% dos funcionários antes do envio de seu primeiro dispositivo?
A resposta está na ansiedade e na imagem que, principalmente Hollywood, construiu em torno das inteligências artificiais. Apesar de ser uma área com pesquisas há mais de 5 décadas, as IAs estão longe de serem algo próximo do Homem Bicentenário, e estão mais para martelos inteligentes. São apenas ferramentas!
Mas o sonho de uma IA superpotente por US$ 699 vende bem. Veja bem, não estou falando que o Humane AI Pin seja uma mentira, mas ele prometeu demais e entregou pouco. O problema está no discurso de marketing, não no dispositivo.
Basta olhar o exemplo da Apple. Enquanto todas as empresas de tecnologia apresentam algo relacionado às inteligências artificiais, a Maçã tem sido bem mais tímida. É provável que a WWDC 24 traga muitas novidades sobre o tema, mas já tem mais de um ano que o mercado pergunta quando a empresa vai entrar na briga das IAs.
Em julho de 2023, escrevi lá no Com limão: "seria equivocado de minha parte falar que a Apple está atrasada na discussão sobre as IAs. Não foi assim com o iPhone, nem com os iPads". E, desde a Era Steve Jobs até hoje, a Apple nunca foi ansiosa. Sempre esperou, analisou o mercado e lançou um produto que todos querem.
Se você quer ser o primeiro, você precisa fazer bem. Do contrário, entrará para o Hall de Tech Piadas, entre uma Betamax e um Windows Phone.